terça-feira, 26 de outubro de 2010

Equilibrium

O filme Equilibrium é um  filme de ficção científica, passado após a “suposta” terceira guerra mundial no final do século XIX.

A história contada na trama, envolve um grupo de pessoas, dominadas por um líder que criou uma droga para retirar os sentimentos dos seres humanos. A idéia era criar uma espécie de grupo programado, que seria pessoas sem sentimentos, que só fariam o que era de sua função, e não necessitara de emoção,afeto,medo e outras emoções que são essenciais para viver.Isso tudo tinha o intuito de acabar com os problemas mundiais, e evitar próximas guerras, pois segundo ele o mundo não agüentaria.

A relação de estética com o filme é bem notável.Os tons de  cinza estão por toda parte no filme, as roupas do personagens são escuras, com sobretudo,passando um aspecto de seriedade.

Existe um momento no filme que eles começam a perceber que o sentimento é necessário, e que é preciso sentir emoção para ter uma comunidade e levar o mundo pra frente. O personagem principal por um momento para de tomar a droga e passa a sentir emoção e começa a  buscar seus prazeres e reconhece o poder do sentimento.Nesse momento a estética aparece novamente, quando ele deixa de usar roupa preta para passar a usar roupa branca, demonstrando seus sentimentos.

Com toda essa idéia gerada pelo filme, ele nos mostra que é necessário ter sentimentos e que um planeta não pode existir sem a relação afetiva de uma pessoa com a outra, não se pode viver como robôs programados dentro de um sistema.As pessoas precisam ser diferenciadas para gerar um ciclo de vida.
“O ser humano precisa viver e não funcionar”.

Pedro de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário